Tratamentos Urológicos
Veja os principais tratamentos oferecidos pela CEUTA UROLOGIA E HOSPITAL DIA
Os principais tratamentos oferecidos pela CEUTA UROLOGIA E HOSPITAL DIA são: Andrologia, Urologia oncológica, Urologia feminina, Urologia geral, Tratamento do cálculo renal com Holmium Laser.
Urologia geral
Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia. São onze anos de estudos para habilitá-lo a tratar clinicamente ou cirurgicamente destes problemas. A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.
O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária e infertilidade masculina.
Tratamento do cálculo renal com Holmium Laser
Atualmente, o tratamento mais moderno disponível para os casos de cálculo urinário que exigem intervenção é a cirurgia endoscópica com o uso do Holmium laser.
No procedimento, o médico, utilizando-se dos orifícios e trajetos naturais do corpo humano e com o uso de instrumentos de visualização flexíveis (óticas flexíveis) e fibras óticas, conduz o laser até o local em que se encontra o cálculo.
Assim que o médico consegue a visualização direta do alvo, utiliza o Holmium laser para pulverizar o cálculo urinário. Com o uso desta técnica, o cálculo se reduz a fragmentos muito pequenos que podem ser facilmente expelidos pela urina.
A cirurgia a laser é minimamente invasiva. Como a técnica permite uma visualização precisa, é possível atingir apenas o cálculo, evitando danos aos tecidos naturais vizinhos.
O tempo de internação geralmente é de cerca de cerca de 24 horas e as taxas de sucesso da cirurgia são muito boas.
Urologia oncológica
Urologia oncológica ou uro-oncologia é o ramo da urologia responsável pela prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e seguimento dos tumores malignos do sistema geniturinário do adulto, como o câncer de próstata, glândulas suprarrenais (adrenais), bexiga, rins, ureteres, testículos e pênis. Atualmente, uma parcela considerável dos tratamentos cirúrgicos onco-urológicos é realizada por meio de técnicas minimamente invasivas (como a videolaparoscopia ou a endourologia).
O tratamento das neoplasias malignas é uma parcela grande da prática urológica. Alguns dos resultados mais encorajadores no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos envolvem as neoplasias do trato geniturinário, como por exemplo, o câncer de próstata.
Uroginecologia
Subespecialidade da urologia ou ginecologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário feminino, tais como incontinência urinária, bexiga hiperativa, disfunções miccionais e prolapsos genitais femininos (cistocele, retocele). Milhões de mulheres sofrem em silêncio com essas condições, muitas vezes debilitantes, mas que tem tratamento.
Bexiga Hiperativa: transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Uma pessoa com Bexiga Hiperativa pode também desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.
Incontinência Urinária: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. A incontinência urinária pode ser decorrente de um enfraquecimento da musculatura da pelve (bexiga caída), ou por um mau funcionamento da bexiga (bexiga hiperativa).
Cistite Intersticial: também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.
Infecção Urinária: é a presença de micro-organismos no aparelho urinário. Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.
O que faz um Andrologista?
Andrologia é a subespecialidade da Urologia dedicada ao estudo e ao cuidado à saúde masculina. Mais especificamente no que se refere à função sexual masculina, ao sistema reprodutor e às questões hormonais.
O urologista atende homens e mulheres, pois trata das doenças do sistema geniturinário de forma geral. Já o andrologista possui um enfoque na área sexual e reprodutora masculina, sendo rotineiramente procurado para fazer exames e tratamentos relacionados à essas áreas, além da avaliação hormonal masculina.
O andrologista trata problemas como disfunção erétil (impotência), infertilidade, ejaculação rápida e o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) ou andropausa